O FESCETE - Festival de Cenas Teatrais

 

É um importantíssimo evento artístico idealizado pela TESCOM, em 1997, e desde então é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, que investiga estéticas e integra todas as linguagens da arte (dança, música, arte audiovisual, teatro, artes plásticas etc) onde abre espaço aos ESTUDANTES, AMADORES e PROFISSIONAIS.

No gênero (Festival de Cenas), o FESCETE é pioneiro no Brasil, onde até então, homenageia personalidades santistas que contribuem com o fazer artístico e conta com a participação de 1.000 artistas de diferentes segmentos: teatro, dança, música, poesia e artes visuais, além de promover mostras, cursos, workshops, performances, debates, exposições, espetáculos e concurso de poesia estudantil. Busca também conscientizar sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Ecorresponsabilidade.

Dentre todas as apresentações das categorias: Adulto, Estudantil, Mirim e Monólgo, o FESCETE procura estimular os estudantes, visando à formação de novos grupos teatrais, bem como o exercício da cidadania nas unidades escolares, fomentando sua produção e incentivando a formação de plateia para possibilitar assim, a interação, a autodescoberta e o exercício da pluralidade. O FESCETE diferencia-se de outros festivais por ter estabelecido um comprometimento de instituir, em nossa região, um novo espaço para trocas e descobertas dos grupos teatrais e estudantes.

OBJETIVOS: Premiar as melhores encenações; Estimular o público de teatro; Promover o empreendedorismo dos grupos teatrais; Fortalecer a cultura teatral; Incentivar o fazer artístico e cultural junto aos estudantes e conscientizar a comunidade nas questões ambientais.

METAS: Aprimorar as técnicas teatrais; Ampliar a participação da população; Inserir no mercado de trabalho os novos talentos do FESCETE.

Um evento cultural comprometido em oferecer estágios para futuros profissionais das áreas de comunicação e arte (produção, contrarregragem, assessoria de imprensa, jornalistas, diretores e técnicos etc.).

BAIXAR RELATÓRIOS GERAIS DOS EVENTOS: XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. | BAIXAR HISTÓRICO DO FESTIVAL

produzido por: